sexta-feira, 23 de junho de 2017

                                           POEMA DE ANTÔNIO MARIA
                                    Resultado de imagem para RETRATO DO COMPOSITOR ANTONIO MARIA                             JORNALISTA, ESCRITOR, POETA E COMPOSITOR
       Me tire desse quarto de hotel e de todas as coisas que entram pela janela; 
      Me leve para longe das palmeiras, mais longe e perto das coisas mais macias;
      Me faça esquecer (depressa) os homens ruins — isto é: os que comem cebola crua; 
     Me ensine tudo o que eu não aprendi: a cortar com a mão direita, a usar anel, a tocar piano, a desenhar uma árvore, a valsar; 
     E me lembre do que eu esqueci — raiz quadrada, frações, latim, geofísica e “Navio Negreiro”, de Castro Alves; 
    Depois, me dê, pelo bem dos seus filhinhos, aquilo que eu não tenho há quase um ano… carinho — de um jeito que eu não sei dizer como é, mas que há, por aí ou, pelo menos, já houve; 
    Destelhe a casa, deixe a noite entrar e, juntos, vamos nos resfriar;
    Espirre de lá, que eu espirro de cá… agora, cada um com a sua bombinha, inalação, inalação; lado a lado, sentemos, os dois de perfil para o ventilador;
   Minhas mãos e as suas não são de ninguém, entendido?; 
   Se interesse por mim e pergunte o que eu sei, que eu quero exclamar, no mais puro francês: “comment allez vous”? 
   De um jeito ou de outro, me tire daqui, pra Pérsia, Sibéria, pra Marte, Inglaterra, sem couvert, sem couvert; 
   Está vendo o retrato dos meus 20 anos? de lá para cá, cansaço, pé chato, gordura, calvície fizeram de mim essa coisa ansiosa, insegura e com sono, que pede a você, no auge do manso: não saia esta noite e fique.
       ///////////////
    Antônio Maria é autor de uma das belas canções da MPB.
    MANHÃ DE CARNAVAL.
    Estivesse vivo e vendo o que estão fazendo com o povo brasileiro, certamente Antônio Maria recitaria esta sua poesia.
    DE UM JEITO OU DE OUTRO, ME TIRE DAQUI, PRA PÉRSIA, SIBÉRIA, PRA MARTE, INGLATERRA, SEM COUVERT, SEM COUVERT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário